Mídia e Educação
Os Meios tecnológicos são interlocutores constantes e reconhecidos, da maioria da população, especialmente da infantil. Esse reconhecimento significa que os processos educacionais convencionais e formais como a escola não podem voltar as costas para os meios, Não se trata de opor os meios de comunicação às técnicas convencionais de educação, mas de integrá-los, de aproximá-los para que a educação seja um processo completo, rico, estimulante. A escola precisa observar o que está acontecendo nos meios de comunicação e mostrá-lo na sala de aula, discutindo-o com os alunos, ajudando-os a que percebam os aspectos positivos e negativos das abordagens sobre cada assunto. Um exemplo de tecnologia muito utilizada em qualquer lar é a TV, ela fala da vida, do presente, dos problemas afetivos, contrapondo temos a fala da escola que é muito distante e intelectualizada, a escola, em geral, é mais cansativa. Nós mesmos como educadores e telespectadores sentimos na pele a esquizofrenia das visões contraditórias de mundo e das narrativas tão diferentes dos meios de comunicação e da escola.
Precisamos estabelecer pontes efetivas entre educadores e meios de comunicação. Educar os educadores para que, junto com os seus alunos, compreendam melhor o fascinante processo de troca, de informação.
É necessário que tenhamos uma escola mais participativa, menos centralizadora, menos autoritária, mais adaptada a cada indivíduo, uma escola que fale mais da vida, dos problemas que afligem os jovens, preparando-os para o futuro, estando sintonizada com o presente. É importante buscar nos meios de comunicação abordagens do quotidiano e incorporá-las criteriosamente nas aulas., conhecer e incorporar todas as linguagens e técnicas utilizadas pelo homem contemporâneo e valorizar as linguagens audiovisuais, junto com as convencionais.
A transmissão de informação é a tarefa fácil e as tecnologias podem ajudar o professor a facilitar o seu trabalho O aluno nem precisa ir a escola para buscar as informações, mas para interpretá-las, relacioná-las, hierarquizá-las, contextualizá-las, só as tecnologias não serão suficientes. O professor o ajudará a questionar, a procurar novos ângulos, a relativizar dados, a tirar conclusões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário